Veja as novidades na publicidade médica

O Conselho Federal de Medicina (CFM), divulgou a atualização da resolução da publicidade médica. Para a confirmação das novas diretrizes, foram 2.600 sugestões em consulta pública, processo de três anos de debates e, participação de diversas sociedades médicas do país. O novo texto vai permitir que os médicos reforcem o posicionamento de marca pelas redes sociais.
De acordo com a modernização, os profissionais poderão fazer publicidade de equipamentos utilizados, com fins educativos, além de mostrar fotos de pacientes e banco de imagens.
“A partir de agora os médicos poderão apresentar o antes e depois da atuação junto aos pacientes com finalidade educativa”, destacou José Hiran Gallo, presidente do CFM.
Confira agora as principais mudanças:
- O médico poderá divulgar seus atendimentos e dia a dia nas redes sociais;
- O conhecido “antes e depois” de pacientes e procedimentos será permitido;
- A imagem de pacientes estará liberada, mas sem manipulações ou identificações e, deve apresentar relação com a especialidade do médico;
- O paciente deve assinar a autorização de imagem;
- Os profissionais poderão realizar publicidades sobre medicamentos, equipamentos e citar marcas com finalidades educativas;
- Será permitida a divulgação de valores de consultas, promoções e procedimentos;
- Elogios e agradecimentos poderão ser repostados e publicados pelos médicos nas redes sociais;
- Ao utilizar banco de imagens, os créditos deverão ser citados, seguindo direitos autorais;
De acordo com o relator da resolução, Emmanuel Fortes, seguem proibidos o ensino de técnicas médicas para não-médicos. “Com esta resolução, afirmamos que o médico poderá mostrar para a sociedade suas habilidades, mas alguns princípios não podemos abrir mão. A vedação do ensino do ato médico a outros profissionais é um deles”.
Clique aqui na nova resolução e leia na íntegra.